A Zagonel

O desafio de construir a residência de um amigo deu origem a uma das principais construtoras do Interior do Rio Grande do Sul. A obra mudou a vida do jovem José Zagonel e tornou-se a pedra fundamental da construtora fundada em 1977, em Lajeado. Após firmar-se no município, a empresa expandiu-se para os Vales do Taquari e Rio Pardo. Consolidada, avançou para Serra Gaúcha e Porto Alegre. A relação séria, respeitosa e transparente com os clientes proporcionou-lhe o convite para ultrapassar os limites gaúchos e erguer a Usina de Etanol Iaco Agrícola, no Mato Grosso do Sul. A operação no sul da região Centro-Oeste fortaleceu-se com a construção do primeiro residencial naquele estado.

A evolução da Construtora Zagonel alia pioneirismo e inovação, fatores determinantes para fazer frente à complexidade dos projetos que assume. Por isso, foi a primeira construtora nos Vales do Taquari e Rio Pardo a ser certificada com ISO 9001; e pioneira no Interior gaúcho na conquista do selo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H) – Nível A. Um patamar singular alcançado com o troféu Bronze do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) logo após.

EQUIPE

Dois investimentos, entre tantos, destacam-se na história da Construtora Zagonel: em pessoas e em tecnologia. Uma determinação essencial para combinar a experiência de profissionais consagrados e a energia de jovens qualificados com o que há de mais avançado na construção civil. Em um setor de atividades tão variadas, a empresa comemora o fato de manter uma equipe versátil e dotada de alta capacidade de resolução. E reconhece que a aliança desse capital humano único com tecnologia de ponta garante a segurança dos negócios, o bem-estar e a satisfação dos clientes.

RSE – RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL.

As estratégias estabelecidas pela Construtora Zagonel obedecem a diretrizes orientadas para mitigar o impacto da atividade e enriquecer a relação socioambiental. Para manter a cultura original de envolvimento com a comunidade, os projetos de RSE são desenvolvidos pelo núcleo de voluntários, discutidos com a direção e aplicados espontaneamente pelos integrantes da equipe. Para o planejamento, execução e preservação das ações internas e externas voltadas para o bem-estar social, foi criado o Evoluir Z. Vencedor da etapa gaúcha de Prêmio Sesi Qualidade no Trabalho (PSQT) – práticas diferenciadas de empresas na gestão e valorização dos funcionários –, categoria socioambiental, em 2012, ano da primeira participação. Evolução confirmada em 2013, com a conquista do Prêmio CBIC de Responsabilidade Social, concedido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção.