Pioneira nos Vales do Taquari e Rio Pardo, Construtora Zagonel é recertificada pela ISO 9001

Em 2002, a Construtora Zagonel foi pioneira no segmento da construção civil dos Vales do Taquari e Rio Pardo ao receber as certificações da NBR ISO 9001 e do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H/ SIAC) nível A. Entre os dias 19 e 21 de agosto, a empresa com sede em Lajeado (RS) passou pelo processo de recertificação pela ISO 9001:2015, por meio da auditoria realizada pela certificadora Det Norske Veritas Germanischer Lloyd (DNV GL), a líder mundial nestes serviços.

Para tal, diversos setores da empresa passaram por avaliação de aplicabilidade da gestão da qualidade. O objetivo é reafirmar a capacidade da organização de fornecer produtos e serviços que atendam às necessidades do mercado de clientes, e que estejam de acordo com os requisitos legais e normas regulatórias aplicáveis. Em suma, a recertificação é um sinal notório da solidez do sistema de gestão pautado nos requisitos do cliente e na garantia de eficiência e eficácia em todos os processos.

A equipe de auditores realizou vistorias no escritório da empresa e também em dois empreendimentos: One, em Lajeado, e Aurora, em Santa Cruz do Sul. De acordo com o Administrador da Construrota Zagonel, Cezar Henrique Haberkamp, os auditores avaliam os processos de trabalho e o sistema de gestão referente ao escopo de produtos e serviços, como projeto, incorporação imobiliária, execução de obras e comercialização de imóveis.

A recertificação exige que a construtora mantenha de forma bem alinhada o seu sistema de gestão da qualidade (SGQ). Para isso, a norma define alguns critérios de gestão para a empresa manter o foco no cliente, praticar a política da qualidade, e definir responsabilidades e autoridades organizacionais. Planejamento dos riscos e oportunidades e a Avaliação de Desempenho são outras etapas da certificação.

Selo de qualidade

A ISO 9001 é um sistema de gestão que garante a otimização de processos e agilidade no desenvolvimento de produtos. Em suma, é um instrumento para ajudar o gestor a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro da organização, e também é uma forma de documentar a cultura da organização.

O selo atende normas internacionais de qualidade e garante um controle mais eficiente sobre as ações de trabalho necessárias à qualidade dos serviços e empreendimentos oferecidos pela construtora. A certificação é exigência de clientes que buscam excelência nos serviços, e também de programas de financiamento habitacional.

Entre as vantagens diretas para a construtora, estão a redução de prejuízos de produção, custos e riscos do negócio; melhoria da qualidade dos processos, produtos e serviços; padronização de processos; redução de retrabalho; aumento da produtividade em todos os setores; aumento da satisfação por parte dos clientes; melhoria na comunicação interna e no ambiente organizacional; melhoria na relação com fornecedores; e atração de novos investidores.

 

 texto: Agência Lente M

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