sicredi3

Sede do Sicredi comemora um mês

Há pouco mais de um mês a nova sede do Sicredi Vale do Taquari localizada no bairro São Cristóvão retrata a força do cooperativismo na região. Projetado por Thomas & Horn Arquitetos e construído pela Construtora Zagonel, o prédio 8,4 mil metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 32,5 milhões.

Uma das diferenças incorporadas pelo prédio está na fachada externa revestida com granito fixados através de inserts de inox. A técnica possibilita uma ventilação entre as paredes e o revestimento externo. “A estrutura da edificação é constituída por pilares, vigas moldadas em concreto no local, pré-lajes treliçadas e 15 vigas metálicas que sustentam um vão de 15 metros”, explica Diego Zagonel, engenheiro civil e diretor da Construtora Zagonel. Para ele, é um marco no portfólio da Construtora Zagonel, que reforça a atuação da empresa no segmento corporativo.

Gente que coopera cresce

Para Adilson Carlos Metz, presidente do Sicredi, a obra consolida 111 anos de conquistas e intensifica o relacionamento com a comunidade. “Lajeado possui bairros com capacidade para atrair grandes empresas e o São Cristóvão é um deles, com acesso fácil e comércio diversificado”.

Metz afirma que o associado é a prioridade, portanto a nova sede é um retorno positivo para quem investe, confia e trabalha junto com a instituição. “A atualização é importante para a cooperativa. Trabalhamos com tecnologia de ponta, sem deixar de lado a qualidade do atendimento e valorizar o relacionamento”. O projeto foi desenvolvido para unir pessoas. “Foi assim que crescemos e é assim que temos que continuar. Queremos sempre estar muito próximo das pessoas, seja nas agências ou nas comunidades”, diz.

O presidente valoriza os resultados da parceria estabelecida com a Construtora Zagonel. “Os trabalhos foram de qualidade – do início da construção até os acabamentos finais. O Sicredi procura profissionais entre os associados e empresas da região. Incentivamos essa prática para fomentar a economia local”, afirma.

Projeto Arquitetônico

O prédio tem oito pavimentos distribuídos entre Agência São Cristóvão e Superintendência (Sureg). Os ambientes contam com acessos, guarita, subestação, casas de máquinas, estacionamentos, áreas técnicas e restritas, ambientes administrativos e de atendimento aos associados, sala do conselho, auditório com capacidade para 290 pessoas, áreas de convivência, salas de treinamento e TI em todos os pavimentos, sacadas, terraços, ambientes de apoio (copas e sanitários) e um memorial com a história da Cooperativa.

A fachada é composta por granito pele de vidro e concreto; os pisos são de porcelanatos e vinílico nas áreas de trabalho, carpete e revestimentos acústicos especiais no auditório; os forros são em gesso acartonado, mineral e concreto aparente; detalhes complementados por divisórias leves dry wall e em alumínio/vidro.

Conforme o escritório de arquitetura Thomas & Horn, o Sicredi priorizou o relacionamento, o convívio em harmonia e a cooperação entre as pessoas – colaboradores, associados, parceiros ou visitantes. “Elaboramos um prédio com uma arquitetura bela, funcional e para as pessoas”, diz Cristiano Horn, sócio-proprietário do escritório. Para o arquiteto, foi motivo de muito orgulho e emoção receber “terreno vazio e um papel em branco” e entregar anos essa construção. “O resultado foi fantástico e centena de pessoas cooperaram para o sucesso da empreitada”, diz o arquiteto.

Mestre de obras, com orgulho

O mestre de obras Ênio Trindade lidera as equipes da Construtora Zagonel faz 18 anos. Para ele, trabalhar com amor. “Foi um prazer tocar essa obra. Gosto muito de construções diferentes e essa contou com muita qualidade e um sistema moderno. Toda a equipe se sentiu orgulhosa. Foram ainda momentos de muito aprendizado”, destaca o mestre de obras. “Essa é uma equipe vencedora, que trabalha unida. Jamais esquecerei essa obra, assim como a do prédio 11 da Univates. Hoje, só ouço elogios quando vou ao Sicredi e fico feliz por todos da Construtora”, completa.

sicredi2

Compartilhe: