seguranca

Segurança em Obras será reforçada

Representantes das 13 empresas da construção associadas ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS),  por intermédio do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, implementaram, no mês de março, o primeiro Grupo de Trabalho focado em Segurança das Obras. A iniciativa, de acordo com o vice-presidente Regional e coordenador do Escritório VRP do Sinduscon-RS, Carlos Augusto Gerhard, tem como objetivo fomentar a troca de experiências, melhorar continuamente os processos e reforçar o compromisso da indústria com saúde e segurança dos colaboradores.

O Grupo de Trabalho, coordenado pela gerente de Processos da Construtora Zagonel, Elisete Delavald, passa a se reunir, semanalmente, abordando temas relacionados a NR 07- Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA),  NR 15 – Atividade e Operações Insalubres, Normas de Higiene Ocupacional, NR 18 e PCMAT - Programa de Condições do Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil, NR 35 Trabalho em Altura, entre outros. “Precisamos nos unir, trocar ideias e contribuir para a evolução em conjunto do setor, que apesar da crise econômica, ainda é um dos alicerces da economia local”, completou Gerhard.

O segundo encontro do grupo, realizado no Quiosque da Vêneto, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas e trouxe como pauta a Medicina do Trabalho. Durante a reunião, Gerhard falou sobre a importância do grupo que serve como bom exemplo. Entre os convidados desta edição estavam representantes da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e o coordenador da Incubadora Tecnológica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Fernando José Stanck.

Para falar sobre o assunto da pauta, os representantes da Fiergs sanaram dúvidas a respeito dos Programas de Segurança e Saúde no Trabalho, promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Já o coordenador Stanck informou sobre convênio entre Sinduscon-RS Vale do Rio Pardo e o Parque Tecnológico da Unisc. “Estamos à disposição de todos os associados. Nosso objetivo é trazer inovação com menos custos”, destacou.

Compartilhe: