m2

Sinduscon-RS firma convênio com o TecnoUnisc

Um workshop sobre a Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), marcou o início do convênio firmado entre o Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Rio Grande do Sul (Sinduscon-RS), por intermédio do Escritório Regional Vale do Rio Pardo, e o Parque Científico e Tecnológico Regional – TecnoUnisc. O evento aconteceu na noite da última quinta-feira, 12 de maio, na sala 5328, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com a presença de associadas, filiadas e estudantes da universidade. As explanações ficaram a cargo dos professores do curso de Engenharia Civil da instituição, que apresentaram os resultados de pesquisas realizadas junto aos acadêmicos.

A abertura do evento foi feita pelo coordenador do TencoUnisc, Fernando José Stanck, que discorreu sobre o objetivo do workshop de mostrar o que a universidade já fez em pesquisas relacionadas à Norma de Desempenho da ABNT. “A ideia do convênio é colocar a metodologia para as empresas associadas como forma de solução. Tudo conforme a necessidade de cada associado”, destacou. O Sinduscon-RS Vale do Rio Pardo foi representado pelo presidente da Associação de Engenheiros Civis (Asec) de Santa Cruz do Sul, Silverius Kist Júnior, associado à entidade. “Precisamos do apoio da universidade para sanar as dúvidas dos nossos associados. É o início de uma parceria que vai durar muito tempo”, ressaltou. A pró-Reitora Andreia Valim também prestigiou a abertura do evento.

A professora Letícia Diesel contextualizou a gestão efetiva dos processos produtivos. Neste sentido, ela falou sobre qualidade e segurança na construção civil, exigência legal, Norma de Desempenho e responsabilidades, cenários e desafios, entre outros assuntos. “A Norma veio para suprir a carência da sociedade”, frisou. Logo após, o professor Marcus Daniel F. dos Santos discorreu sobre desempenho, destacando que a Norma de Desempenho é de responsabilidade de todas as áreas e que o treinamento é fundamental para o conhecimento, e o desafio é obter mais tempo para o desenvolvimento e coordenação de projetos.

Em outro momento do workshop, o professor Marco Antônio Pozzobon, falou sobre o controle tecnológico do concreto e de revestimentos, contextualizando com os reflexos da Norma de Desempenho e os seus benefícios. Ele ainda tratou do passado, presente e futuro do concreto no Brasil, bem como repassou sugestões para uma mudança de cultura, entre elas, a participação da concreteira no planejamento e projeto das edificações. Além disso, Pozzobon apresentou as potencialidades da Unisc referentes ao assunto.

E, por último, foi a vez do professor Christian Donin repassar uma visão geral sobre estruturas. Ele ainda salientou os novos métodos de segurança estrutural e o que um projetista desta área deve atender para seguir a Norma de Desempenho. Durante suas explanações, os professores ainda mostraram pesquisas desenvolvidas nos últimos anos e trabalhos de conclusão de curso da Engenharia Civil da Unisc. Entre os participantes do encontro estiveram os associados ao Sinduscon-RS Vale do Rio Pardo que fazem parte do primeiro Grupo de Trabalho focado em Segurança das Obras. O grupo se reúne, quinzenalmente, para abordar temas relacionados à segurança e saúde da cadeia envolvida nas construções. A Construtora Zagonel se fez presente no evento através do Eng. Diego Zagonel, Zuleica Ripplinger, Alexsandra Kronbauer, Douglas Rafael da Silva e Carolini Shimuneck.

 

  • 3
  • m2
  • m1
Compartilhe: